segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os Escândalos de Corrupção


BRYM, Robert J. e Outros. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning. Cap. 1    p. 31.
Política Social: O que você Acha?
Os Escândalos de Corrupção São um Problema de Ética
individual ou de Política Social?

Em 2002, o curso de administração da Sloan !f"™" School of Management do Instituto deTecno' ífmtim logia de Massachusetts (MIT — Massachu-setts Institute of Technology), nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa com 600 ex-alunos como parte da comemoração de seus 50 anos. Sessenta por cento dos entrevistados responderam que ho­nestidade, integridade e ética são os principais in­gredientes para se formar um bom líder corporativo (como, por exemplo, um diretor de empresa). A maioria dos formandos admitiu que uma vida pro­fissional moralmente respeitável é mais importante do que obter altos salários e prémios elevados.
Infelizmente, o comportamento dos executi­vos norte-americanos algumas vezes não reflete o alto padrão ético revelado por alguns dos executivos for­mados pelo MIT. Em 2002, por exemplo, foi desco­berto o maior escândalo corporativo da história dos Estados Unidos. Corporações gigantescas como En­ron, WorldCom, Tyco, Global Crossings e Adelphia Communications foram acusadas de fraude contá-bil, que fazia seus ganhos parecerem maiores do que realmente eram. Essa prática fazia os preços de suas ações subirem artificialmente. Quando os investiga­dores tornaram público o que estava acontecendo, o valor das ações despencou. Os investidores que pos­suíam ações comuns perderam centenas de bilhões de dólares. Muitos empregados dessas empresas per­deram suas pensões (porque foram encorajados ou compelidos a aplicar seus fundos de pensão nas ações da empresa) e seus empregos (porque muitas dessas empresas decretaram falência). Em comparação, as fraudes contábeis beneficiaram de modo espetacular os executivos das próprias empresas. Como executi­vos, eles tinham o privilégio de comprar ações prefe­renciais por um preço fixo baixo mesmo quando as ações estivessem com o preço muito elevado. Des­se modo, puderam ganhar muito vendendo as ações antes que os preços baixassem.
No Brasil, a corrupção tem sido considera­da o principal problema nacional. Ao contrário dos Estados Unidos, a corrupção que tem tido maior destaque aqui é a Estatal. Escândalos de corrupção atingem todas as esferas do Estado brasileiro, do ní­vel federal ao municipal, e todos os poderes públi­cos — legislativo, executivo e judiciário. Em 1991, as denúncias de corrupção foram responsáveis pelo impeachment ao presidente da República, Fernando Collor. A "CPI do impeachmenf revelou que a cor­rupção política começa na campanha eleitoral, com a promiscuidade dos partidos com as empreiteiras e as corporações. Após o impeachment ao presiden­te Collor, setores políticos eticamente responsáveis defenderam a realização da "CPI das empreiteiras", que teria como missão investigar a ação corrupta das empresas em obras governamentais. A maioria par­lamentar que apoiava o governo do presidente Fer­nando Henrique Cardoso (1995-2002) não aderiu à realização da Comissão Parlamentar de Inquérito, deixando incompleta a tarefa iniciada com o impea­chment Ao presidente Fernando Collor.
Podemos confiar na moralidade ou na éti­ca individual dos executivos (nas empresas) e dos políticos ou servidores públicos (no Estado) para agirem responsavelmente, isto é, visando ao inte­resse de suas empresas e da sociedade como um todo? Cursos de ética estão presentes nas escolas de administração. Mas, como observou recente­mente um dos diretores da Haas School of Busi­ness da Universidade da Califórnia, em Berkeley, esses cursos não podem "transformar pecadores em santos" (citado em Goll, 2002).
Como a ética individual parece frágil dian­te da ganância, alguns observadores têm sugerido novas políticas públicas, isto é, leis e regulamen­tações feitas por organizações e governos com a fi­nalidade de regular as "vantagens" dos executivos. Algumas pessoas sugerem que a prática de opção para compra de ações por preços fixos para execu­tivos deva ser proibida (ações preferenciais), que penalidades legais mais duras devam ser impostas àqueles que praticam fraudes contábeis e que seja garantida ampla proteção legal às pessoas que de­nunciam fraudes e atos de corrupção.
A sociologia nos ajuda a ver muitas questões que parecem pessoais em um contexto mais am­plo de políticas públicas. Mesmo nossa tendência para agir de maneira ética ou antiética é, em par­te, moldada por políticas públicas e sociais — ou pela falta delas. Desse modo, analisamos um de­bate sobre política social em cada capítulo deste livro. É um bom exercício de imaginação socioló­gica e pode ajudar você a ter mais controle sobre as forças que conformam sua vida.



Um comentário:

  1. babyliss nano titanium flat iron. - iTanium Arts
    The new design is created with an sia titanium 8-mm titanium nitride gun coating stainless steel core (fits the modern model 3X4C and 3X4D titanium damascus knives model 1C) as titanium uses well as a large battery titanium razor pack

    ResponderExcluir